Relatório de Atividades

Março de 2011 a Abril de 2013

 

 

Coordenadora:  Lia Tiriba (Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF)

Vice- Coordenadora: Rosilda Benácchio  (Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF)

Mandato: 01 de março/2011 a 28 de fevereiro/2013.Prorrogado até 30 de abril/2013

 

 

1.  Relação de membros permanentes, associados e temporários (2013)

a) Permanentes: Angela Siqueira, Claudio Fernandes da Costa, Dora Henrique da Costa, Eunice Schilling Trein, Francisco José Silveira Lobo Neto, Gaudêncio Frigotto, Jaqueline Pereira Ventura, José Luiz Antunes, Katia Lima, Léa Calvão, Lia Tiriba, Luciana Requião, Maria Ciavatta, Maria Inês do Rego Monteiro Bonfim, Rosilda Benácchio, Sonia Rummert, Zuleide Simas da Silveira.

b) Associados: André Elias Feitosa, Sandra Maria Nascimento de Morais

c) Temporários:

MESTRANDOS e DOUTORANDOS: Anny Araújo Pereira, Erica Pellucci Barreto Marotta, Gregório Albuquerque, Josué Samora, Julia Furrini, Juliana Falcão de Oliveira Cruz, Licia da Hora, Lívia, Maria Clara Aguiar Fernandes, Nadia Badista Correia, Regiane Santos , Vitor Bemvindo

BOLSISTAS: Adelimar Da Conceicao, Caio de Brito Piracicaba, Danielle Cristina de Souza, Derickson, Diego de Azevedo Sodré, Flavia dos Santos da Silva, Isabela Batagia Rodrigues, Jackeline Sampaio, Lourranny Santos Paixao, Ludmila Lustosa Lessa, Samara Madureira Morais,Samilla Alvim Tiburcio, Thais da F. Guimarães de Moraes, Welda Andrade

 

- Com a efetivação Profa. Dra. Rosilda Benácchio como Professora Adjunta de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, a mesma passou de membro transitório a membro permanente do Núcleo (2011).

- Ingresso Prof. Dr. Claudio Fernandes da Costa, do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF em 2011.

- Desligamento dos Profs Drs. José Rodrigues e Ronaldo Rosas em 2011

- Com a efetivação de Zuleide da Silveira como Profa. Adjunta de Economia Política e Educação (SFP), a mesma passa de membro temporário a membro permanente do Neddate (2012).

 

2. Bolsistas do Neddate

- Em 2011: Bolsa Treinamento: Micirlene Gabriel (Pedagogia) e Denise da Cruz Silva (Arquivologia); Iniciação Científica: Débora Flor e Patrícia Guitierrez (Profa. Sonia ), Pedro de Almeida e Camila Pizzolotto (Profa. Lia), Daiana Barros (Profa. Jaqueline), Lavínia Magalhães Ianni, Thais da F. Guimarães de Moraes (Profa.Maria), Bolsistas de Aperfeiçoamento, Mariana Bruce e Amanda Cristine Cézar Segura (Maria Ciavatta);

- Em 2012: Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico: Flavia dos Santos da Silva, Isabela Batagia Rodrigues, Lourranny Santos Paixao da Conceicao, Lourranny Santos Paixão da Conceicao, Adelimar da Conceicao, Samilla Alvim Tibúrcio (Profa.  Rosilda), Welda Andrade Marques e Danielle Cristina de Souza (Profa. Zuleide); Iniciação Científica: Ludmila Lustosa (Sônia Rummert), Thais da F. Guimarães de Moraes  e Samara Madureira Morais (Maria Ciavatta), Bolsistas de Aperfeiçoamento, Mariana Bruce e Amanda Cristine Cézar Segura (Maria Ciavatta). Diego Sodré e Caio Piraciaba de Brito participaram das atividades do Neddate na condição de estudantes da disciplina “Iniciação Científica”do Curso de Ciências Sociais/UFF (Lia Tiriba).

- Em 2013: Iniciação Científica: Caio Piraciaba de Brito (Lia Tiriba), Ludmila Lustosa (Sonia Rummert); Thais Moraes e Samara Madureira Morais (Maria Ciavatta), Jackeline de Almeida Sampaio (Profa. Zuleide).  Diego Sodré participa do Neddate na condição de estudante de “Prática de Pesquisa” do Curso de Ciências Sociais/UFF (Lia Tiriba)

- OBSERVAÇÕES: a) Foi adquirido um computador para o trabalho os  bolsistas (2011); b) As atividades desenvolvidas, bem como a comunicação entre os bolsistas passaram a ser  registradas, diariamente, nasAgenda do Neddate (2011, 2012 e 2013).; c) Foram definidos procedimentos coletivos, avaliados e reavaliados nas reuniões ordinárias com os bolsistas. Ver “Rotina dos Bolsistas”. (2012); d) A participação nas Reuniões Ordinárias do Neddate  foi considerada parte integrante de sua formação como pesquisador/a. O primeiro ponto de pauta das reuniões ordinárias passou a ser “Encontro com os Bolsistas”, das 13 às 14:30h.

 

3. Dinâmica das reuniões do Neddate

- Inclusão, a partir de maio/2011, do ponto de pauta “Discussão teórico-metodológica, a partir das seguintes perguntas aos pesquisadores do Campo TE: Que questões sobre as relações entre trabalho e educação privilegiamos em nossas pesquisas?  Como as abordamos  do ponto de vista teórico-metodológico? Expositores: Sonia Rummert, Claudio Fernandes da Costa, Sandra Moraes, Julián Gindin (2011); Lia Tiriba e Rosilda Benácchio;  Edson Caetano (UFMT); Zuleide Silveira; Inês Bonfin, Sonia Rummert e Jaqueline Ventura (2012);

- No final de 2012 foi aprovada a alternância entre Reuniões Ordinárias (dois meses seguidos) e Seminários do Neddate (terceiro mês).

- Feito convite aos mestrandos, doutorandos e bolsistas do campo TE para participar das reuniões do Neddate, passando a  haver participação frequente de poucos mestrandos. Avaliamos que para os mestrandos e doutorandos, as reuniões ainda não são consideradas como espaço de formação de pesquisadores.

 

4. Estrutura e ocupação da Sala 525

- Mudanças na estética e estrutura do ambiente, de modo a melhorar as condições de estudo e pesquisa. Foi adquirido computador específico para o trabalho dos bolsistas. Materiais não utilizados pelo Núcleo foram repassados/devolvidos para a Faculdade de Educação.

- A sala 525 tem sido ocupada das seguintes maneiras: a) plantão dos bolsistas, de 2ª a 6ª feira, manhã e tarde para fins de atendimento aos usuários do Acervo do Neddate; b) reuniões ordinárias do Núcleo nas segundas 2ª férias do mês; c) Encontro do Grupo de Estudos sobre Políticas de Jovens e Adultos, coordenado por Sonia Rummert (segundas-feiras, quinzenalmente); d) Encontro do Grupo de Estudos sobre Trabalho de Produção Associada – TEPA, coordenado por Lia Tiriba (terças-feiras, quinzenalmente); e) Sala de aula de disciplinas da Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (Seminário Permanente de Produção do Conhecimento, Maria Ciavatta, quintas-feiras); f) Local de estudos de graduandos e pós-graduandos; g) Reuniões e encontros diversos.

 

5. Regimento do Neddate

A partir das contribuições do Prof. José Luis Antunes, discutidas e deliberadas em outubro/2012, o Regimento do Neddate foi atualizado e encaminhado à Direção da Faculdade de Educação, com vistas à aprovação no Colegiado de Unidade..

 

6. Acervo

- Foi encaminhado, através do Edital Proppi PROJETO INFRA-LAB-PESQ UFF 2013, o projeto

Socializando fontes de conhecimento: o NEDDATE e seus trabalhos necessários, coordenado por Lia Tiriba e RosildaBenácchio, com o objetivo de socializar,  por meio digital, fontes e resultados de  pesquisa  sobreTrabalho e Educação existentes no acervo do NEDDATE, bem como captar,  registrar  e  socializar por  meios  audiovisuais  e  eletrônicos,  as  pesquisas  sobre

Trabalho  e  Educação  em  andamento,  bem  como  as atividades  acadêmicas promovidas

pelo NEDDATE junto a estudantes, professores e público em geral.a fim de propiciar a digitalização e disponibilização do Acervo de fontes primárias e secundárias do Neddate através do site do Núcleo, vinculado ao site da UFF.

- A partir do relatório apresentado em 2010 por Tania Vicente, a coordenação prosseguiu a  organização do acervo, o qual que ficou sob responsabilidade da Profa. Rosilda Benácchio.

- Foram revisadas e catalogadas todas as teses e dissertações. Dados estão centralizados no computador ‘oficial’ do Neddate. Criadas fichas de controle da documentação; Início da coleta dos artigos/livros de pesquisadores do Neddate..

- Foram incorporadas as coleções “Trabalhos apresentados na Anped” e “Documentos do Ministério do Trabalho sobre qualificação profissional” e “Instiuto Hebert Levy”

- A doação de documentos de organismos internacionais, feita pela Profa. Angela Siqueira, não chegou ao Neddate.

- Devido ao pequeno espaço existente e à rotatividade de bolsistas que atuam na organização do acervo, torna-se necessário decidir sobre a viabilidade ou não: a) do ingresso de novos documentos; b) ingresso de novas teses e dissertações; c)  de manter os textos básicos (sem catalogação); d) receber ou retirar documentos/materiais de pesquisadores; e)  pertinência ou forma de organização do conteúdo dos armários 5, 8 e 9; 

 

7. Página Web do Neddate

- Contatos com o NTI. Por limitações da coordenação do Núcleo, não foi adiante o trabalho de reformulação da página, limitando-se à elaboração do “mapa” da página (2011. 2012).  Em 2013, esta tarefa ficará sob a coordenação da Prof. Zuleide Simas da Silveira, que teve a aprovação pela Proaes do projeto Website do Neddate: preservação, resgate, divulgação da memória e das atividades atuais do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação.

 

8. Revista Trabalho Necessário

Atualmente, a Revista Trabalho Necessário conta com a avalição da Capes A2 na área de Ensino e B4 na área de Educação.

- Ano 2011- Edição do Número 12. Edição dos número 13: Dossiê comemorativos dos 25 anos do Neddate, contendo artigos dos seguintes grupos de pesquisa sobre trabalho e educação: Núcleo De Estudos Sobre As Transformações No Mundo Do Trabalho- TMT (UFSC), Grupo De Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais, Educação – TRAMSE (UFRGS), Grupo De Estudos E Pesquisas Em Trabalho E Educação – GPTE (FIOCRUZ-RJ), Grupo De Estudos E Pesquisas Em Trabalho, Educação E Tecnologia – GETET (UTFPR), Grupo De Pesquisa Em Trabalho E Educação –GPTE (FE/USP), Grupo De Pesquisa Trabalho E Educação – GPTE ( UFMT), Grupo De Pesquisa Trabalho-Educação E Educação Ambiental – GPTEEA (IFRJ), Núcleo De Estudos E Pesquisas Em Educação E Trabalho – NEPET (UNB), Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – NEDDATE (UFF)

- Novos Editores: André Feitosa, Francisco J S Lobo Neto, Jaqueline Ventura, Luciana Requião, Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim, Sonia Maria Rummert

- Novo Conselho Editorial: Celso Ferretti (UNISO), Gaudêncio Frigotto (UFF/UERJ), Maria Ciavatta (UFF), Roberto Leher (UFRJ), Virgínia Fontes (UFF/EPJV-Fiocruz)

- Novo Comitê Científico: Ana Margarida Campello (FIOCRUZ), Anita Handfas (UFRJ), Ângela Siqueira (UFF), Aparecida Tiradentes (EPJV- Fiocruz), Célia Vendramini (UFSC), Dante Moura (IFRN), Deise Mancebo (UERJ), Dora Henrique da Costa (UFF), Edison Oyama (UFRR), Edmundo Fernandes Dias (UNICAMP), Eunice Trein (UFF), Eveline Algebaile (UERJ), Flávio Anício (UFRRJ), Guadelupe Teresinha Bertussi (UNAM), Hajime Nozaki (UFMS),  Ivo Tonet (UFAL), João dos Reis da Silva Jr. (UFSCar), José dos Santos Souza (UFRRJ), Kátia Lima (UFF), Laura Fonseca (UFRGS), Lea Calvão (UFF), Lia Tiriba (UFF), Lígia Klein (UFPR), Mariléia da Silva (UESC), Marisa Brandão (CEFET-RJ), Marlene Ribeiro (UFRGS), Rosilda Benacchio (UFF), Rui Canário (UL), Sandra Morais (UNIRIO), Sérgio Lessa (UFAL), Susana Vasconcellos Gimenez (UFC), Valdemar Sguissardi – (UFSCar), Zuleide Silveira (UFF)

- 2012 _ Edição do n. 14 e 15

- 2013 – Chamada de artigos para o número 16

9. Atividades referentes ao ano comemorativo dos 25 anos do Neddate (2011)

- Produção do segundo livro dos pesquisadores do Neddate, organizado por Profas. Sonia Rummert e Jaqueline Ventura, encaminhado para publicação.

- Revista Trabalho Necessário: organização do n.13 com dossiê dos grupos de pesquisas sobre trabalho e educação existente no Brasil;

- Elaboração de artigo  sobre a produção teórica dos pesquisadores do Neddate nos últimos dez anos. Redigido por Lia Tiriba e Rosilda Benácchio e  publicado Rev. Trabalho Necessário,n. 13

- Apresentação e divulgação do Núcleo junto ao GT 09, durante a Reunião Anual da  Anped (folder, banner).

10. Seminários do Neddate

No segundo semestre de 2012, a retomada dos Seminários do Neddate foi encaminhada pela Coordenação com a intenção de estreitar relações com outros grupos de pesquisa. Conforme deliberação coletiva, um grupo de pesquisadores e seus orientandos, alternadamente, ficariam responsáveis pela organização de um seminário. Assim, foram promovidos:

dia 10 de dezembro/2012.- 14:30 h. – Mesa Trabalho e Juventude: questões de diversidade e de classe, com os Profs. Ronaldo Lima (exp.), Paulo Carrano (Exp) e Lia Tiriba (coord); 17 h. Sessão de abraços: Lançamento de livros + Brinde à nova coordenação do GT Trabalho

e Educação da Anped (Prof. Sonia Rummert) + Brinde ao Grupo THESE

- dia 11 de março/2013 – Mesa Vigotiski e a produção do conhecimento, com Zoia Prestes (expositora), Sonia Rummert (Debatedora) e Rosilda Bennáchio (Coordenadora). Sessão de Abraços: Lançamento de livro de Zoia Prestes e homenagem a Profa. Maria Ciavatta.

11. Seminário de Pesquisa

Promovido e organizado em conjunto com o NETUFF – Núcleo de Etnomatemática da UFF no dia19 de fevereiro/2013.  9 h. Mesa Saberes experienciais, trabalho e educação de jovens e adultos. Carmen Cavaco (Univ. de Lisboa); Cecilia Fantinato (NEUFF/debatora) e Lia Tiriba (coord./Neddate), 14 h.Encontro de Carmen com grupos de pesquisa.

12. Projetos de Extensão

- Foi aprovado em reunião do Neddate o projeto de extensão em Trabalho e Cinema, sob a coordenação das Profs. Dora Henrique da Costa, Léa Calvão e Eliane Arenas. Por motivos diversos, o mesmo não foi executado (2011)

- Aprovação pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) do projeto Apoio às ações do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, coordenado pela Prof.

- Aprovado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) o projeto Website do Neddate: preservação, resgate, divulgação da memória e das atividades atuais do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, coordenado pela Profa. Prof. Zuleide Simas da Silveira (2013)

- Cadastro à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) do projeto “Apoio às ações do Núcleo de Estudos e Dados sobre Trabalho e Educação”, coordenado pelo Prof. Claudio Fernandes da Costa. Foram solicitadas 3 bolsas Apoio Acadêmico (2013).

 

13. Relações com a Graduação

- As turmas de Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia de Niterói, ministradas pelas Profas. Jaqueline Ventura e Inês Bonfin  utilizaram, como leitura básica, o livro Trabalho e educação de jovens e adultos, organizado por Lia Tiriba e Maria Ciavatta. Os valores arrecadados com a venda dos livros foram revertidos para cobrir despesas do Núcleo (2012, 2013) 

14. Relações com outros grupos de pesquisa da Pós-Graduação em Educação (UFF)

- Com o NEDEJA (Publicação de livro, organizado por Tiriba e Ciavatta)

- Com o NEUFF (Organização de Seminário de Pesquisa com a Prof. Carvam Cavaco (2013).

- Por meio dos Seminários do Neddate .

15. Relações inter-institucionais:

- PROCAD UFF/UFMT- Desenvolvimento do Projeto Novas Fronteiras, o qual, de parte do Neddate, tem como objetivo a criação e fortalecimento do Grupo de Estudos e  Pesquisas sobre Trabalho e Educação  GEPTE, sob coordenação do Prof. Dr. Edson Caetano. O convênio repercutiu na publicação de uma coletânea de  artigos, sendo um deles de autoria da coordenadora do Neddate. Além de participação dos professores  em bancas na UFF e UFMT. disso, foi promovido seminário Trabalho e experiência: leituras de E.P. Thompson, na UFMT, por Lia Tiriba (desde 2011).

- Biblioteca Virtual em Saúde- Educação Profissional em Saúde/FIOCRUZ-RJ. Participação de José Luiz Antunes como representante do Neddade no Comitê Consultivo (2012, 2013)

- Credenciamento do Grupo THESE – Projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde (Uff-UERJ-EPSJV-Fiocruz), em 2012, criado interinstitucionalmente em 2006.

- Com o Grupo THESE - Aprovação do projeto Ofertas formativas e características regionais: a educação básica de nível médio no estado do Rio de Janeiro. Edital FAPERJ nº 29/2012. Apoio à Formação e Consolidação de Grupos de Pesquisa Multi-Institucionais e Interdisciplinares – 2012. Do Neddate participam os seguintes professores: Sonia Rummert, Rosilda Benácchio, Claudio Fernandes, Jaqueline Ventura, Maria Ciavatta e Zuleide Simas da Silveira. Recursos  serem destinados a cada um dos três núcleos institucionais da pesquisa (PPFH, Neddatte e EPSJV). Total por núcleo: R$ 18.332,00, sendo R$ 9.166,00 para despesas de custeio e, a outra parcela de igual valor, R$ 9.166,00, direcionada para as despesas de capital (2013)

- Participação do Neddate na Anped /2011: a) Levantamento dos grupos de pesquisa sobre trabalho e educação, em âmbito nacional (Lia Tiriba, em conjunto com o Prof. Ronaldo Lima (UFPA);b) Mini- curso sobre as contribuições teórico-metodológicas de E. P. Thompson,  ministrado por Lia Tiriba (Neddate/UFF) e Célia Vendramini – UFSC; c) -Sessão “Trabalho encomendado”, com Sonia Rummert (Neddate/UFF) e Márcio Pochmam (IPEA); d) Sessão de vídeos sobre trabalho e educação, organizado por Maria Ciavatta

- Coordenação do GT Trabalho e Educação (Anped) – Sonia.Rummert (desde outubro 2012).

- Coordenação do GT Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História (Anpuh-Rio) – Rosilda Benácchio (desde 2012)

16. Grupos de estudos vinculados ao Neddate

- Educação de Jovens e Adultos.... – Profas. Sonia Rummert, Jaqueline Ventura e Inês Bonfin

- Trabalho, educação e produção associada – Lia Tiriba e Rosilda Bennáchio

17. Grupos de Pesquisa/CNPq vinculados ao Neddate:

- Trabalho e educação – Sonia Rummert (líder) e Lia Tiriba (vice-lider)

- Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (Uff-UERJ-EPSJV-Fiocruz), – Maria Ciavatta (líder) e Gaudêncio Frigotto (vice-lider)

 

18. Publicações (Neddate/convênios)

- Revista Trabalho Necessário – n. 12, 13, 14 e 15. www.uff.br/trabalhonecessario

- Sobre o Neddate:

TIRIBA, Lia e BENACCHIO, Rosilda. O Neddate e seus trabalho necessários.In Revista Trabalho Necessário, ano 9, edição especial, número 13, 2011

- Do Neddate em parceria com o  NEDEJA

TIRIBA, Lia e CIAVATTA, Maria. Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Libros e Editora da UFF, 2011. Com artigos de Maria Ciavatta, Jaqueline Ventura, Gaudêncio Frigotto, Sonia Rummert,, Paulo Carrano e Nádia Falcão, Osmar Fávero e Ênio Serra dos Santos, Lia Tiriba e Bruna Sichi.

- Em Convênio com a UFMT

-TIRIBA, Lia e SICHI, Bruna. Cios da terra: saberes da experiência e saberes do trabalho associado. In Torres,A e Semeraro, G. (org): Sobre saberes, educação e democracia. Cuiabá: 2011, p.   11-32.

- TIRIBA, Lia. Prefácio. In neves, Camila E.P. A produção associada em Capão Verde: entre bananas sonhos e utopias. Cuiabá: EdUFMT, 2013

 

 

19. Recursos

Todas as atividades do Neddate são oferecidas gratuitamente ao público, sem cobrança de nenhuma taxa. Os materiais de consumo e de capital advêm de doações de oriundas de financiamento de pesquisa de seus membros, Desde 2012  tem sido revertido para o Neddate a venda  do livro Trabalho e educação de jovens e adultos, organizado por Maria Ciavatta e Lia Tiriba. Os livros são comprados a preço de custo e vendidos a preço acessível para os estudantes de Pedagogia, o que gera recursos módicos para organização de seminários, prestação de serviços para produção da Revista Trabalho Necessário, etc. Saldada a dívida com a Editora Liber o saldo em junho/2013 será de :RS 603,44 (Poupança no Banco Itaú, conta em nome de Lia Vargas Tiriba – exclusiva para uso do Neddate)

 

OBS: Maio a setembro/2012- greve geral das universidades públicas

Nesse período não foram promovidas atividades nesse período, entendendo que estaríamos nas atividades organizadas pelas entidades representativas (Aduff, Sintuff e DCE).

Agradecendo a participação comprometida e carinhosa de todos os professores, estudantes e bolsistas, abraços fraternos,

Lia Tiriba e Rosilda Benácchio

Maio/2013

 

Revista Trabalho Necessário

TN 21

Boletim Aelac

boletim-aelac-1

 

Notícias

Créditos

Hospedagem
STI - UFF (Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Fluminense)
Design, Desenvolvimento e Administração
Jacqueline Botelho e Lia Tiriba (UFF)