Na reunião do dia 22 de março de 2016, o Prof. José Luiz Antunes foi eleito  novo coordenador do Neddate, tendo a Profa. Lia Tiriba como vice-coordenadora. Numa perspectiva de "coordenação colegiada", foram criadas diversas "linhas de ação",pelas quais ficam responsáveis membros permanentes e membros associados do Neddate.

A linha 1 – Acervo tem por objetivo organizar e socializar toda a produção científica desenvolvida pelo Núcleo (livros, teses e dissertações), além de disponibilizar as obras clássicas sobre o materialismo histórico e as produções dos professores-autores-pesquisadores do Núcleo.

A linha 2 – Memória, patrimônio e organização objetiva não só pensar e registrar a construção cotidiana do Núcleo, mas compor e /ou resgatar sua memória. A linha 3 – Página Web, socializa a produção e materializa as políticas do Núcleo, quer seja em nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão, eventos nacionais e internacionais, articulando-se em redes sociais diversas.

A linha 4 – Revista Trabalho Necessário (On line), socializa as produções contemporâneas (parciais e finais) de pesquisas da área Trabalho-Educação, buscando contatos com a produção de autores locais, regionais, nacionais e internacionais, que tenham como quadro de referência a perspectiva de análise apontada pelo materialismo histórico e dialético.

A linha 5 – Relações Institucionais e Interinstitucionais, busca estimular contatos acadêmicos com outros grupos de pesquisas, promovendo intercâmbios e convênios, envolvendo o Programa de Pós-graduação em Educação nas atividades do Núcleo, além de se articular com a Graduação (diferentes cursos) e a Pós-graduação Lato-Sensu.

A linha 6 – Grupos de Estudos e Pesquisas, tem por objetivo agregar e promover encontro dos grupos de estudos e pesquisas dos diferentes núcleos no Neddate com diferentes núcleos da UFF e outras instituições, com a perspectiva de elaborar projetos integrados. Ainda que cada linha possua atribuições diferenciadas, o que agrega todas elas é a possibilidade de articulação entre elas.