Marx-Engels - Método

Método

Do ponto de vista teórico-metodológico, o método do materialismo histórico dialético, com base na crítica à economia política, é o elemento orientador da pesquisa. Tendo o trabalho como categoria central de análise das relações sociais, a opção pelo referido método pressupõe recusar, não apenas, a ciência positiva da economia, a sociologia de caráter ordenador e classificatório que escamoteia os conflitos sociais, o determinismo econômico e tecnológico, o dogmatismo (idealismo e racionalismo), o ceticismo (empirismo) e o revisionismo, mas também, toda e qualquer visão relativista, fragmentada, fetichista e reificada da realidade. Nesta perspectiva, Tanto o trabalho quanto a educação ocorrem em uma dupla perspectiva. O trabalho possui um sentido ontológico, de atividade criativa e fundamental da vida humana; e adquire formas históricas, socialmente produzidas, particularmente, no espaço das relações capitalistas. A educação apresenta seu sentido fundamental como formação humana e humanizadora, com base nos valores e práticas ética e culturalmente mais elevados; e também ocorre em formas pragmáticas a serviço de interesses e valores do mercado, nem sempre convergentes com o seu sentido fundamental. Na articulação destas duas práticas sociais: a produção social da vida humana pelo trabalho e as práticas educativas que ocorrem no plano institucional e nas diversas instâncias dos movimentos sociais, são duas as linhas e/ou vertentes de pesquisa em desenvolvimento: (a) a reconstrução histórica da relação trabalho e educação e (b) o mundo do trabalho e a formação humana. A partir delas, com base no método da economia política, os professores têm maior disponibilidade para orientar projetos sobre os temas constantes das seguintes linhas de pesquisa.